- Área: 400 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Alejandro Patiño, Leonardo Méndez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área semi-rural próxima ao Parque Ñu Guazú (área verde de 25 hectares) e da área privativa do aeroporto internacional. O lugar está à uma altitude considerável, por isso, a temperatura diminui alguns graus em relação aos centros urbanos e as circulações dos ventos predominantes podem ser ainda mais sentidas.
As duas moradias enfileiradas são assentadas sobre um terreno de 12 x 36 metros abrindo-se todos os seus ambientes para a orientação leste-oeste.
No térreo estão localizados os espaços de serviço na parte frontal, para dispor da maior área livre para os espaços sociais, que abrem-se para o pátio posterior sob uma grande cobertura de tijolos, que unifica o espaço de pé-direito duplo por meio da sua forma abobadada e a linguagem quente do tijolo que, por sua vez, é potencializada por uma claraboia central onde está suspenso um painel de tijolos armados mitigando a entrada direta da luz solar. Essa claraboia atua também como dissipadora de ar quente nos dias de altas temperaturas.
No pavimento superior os dormitórios estão dispostos em dois volumes, um na parte frontal e outro na posterior, deixando livre o espaço central, comunicados por meio de uma leve ponte.
O projeto é sintetizado através de duas abóbodas de tijolos armados que se assentam sobre vigas de concreto armado que atuam como canaletas pluviais sobre os muros adjacentes.